sábado, 6 de abril de 2013

Buddha



"O desenvolvimento de uma mente generosa relaxa o aferro ao eu; Tal prática cria as condições favoráveis para facilmente realizarmos a sabedoria da ausência de ego. O poder que cria tal condição positiva é aquilo a que chamamos classicamente de "mérito", em Tibetano sonäm.

Se um praticante de Dharma desenvolver realmente uma genuína atitude de generosidade, a realização de ausência de ego vai despontar naturalmente. Pois, a ausência de ego é realizada uma vez que todas as fixações tenham desaparecido da mente. Tal como é dito: "O verdadeiro propósito de todos os Ensinamentos é
cortar as fixações ".

Tal também nos é dito por Rangjung Dorje, o IIIº Karmapa, e Grande Mestre de Dzogchen: "Num momento de amor puro a natureza da mente desvelasse em toda a sua nudez".

E incontestávelmente no Longchen Nyingthig: " Para que os seres transitórios, vagantes de elo em elo na cadeia de samsara e
Cujas diversas aparições são como o falso rosto da lua nas águas,
Possam vir repousar na vastidão luminosa, a consciência natural,
Deverei gerar o Bodhichitta dentro da compreensão dos quatro incomensuráveis.

Deste modo podemos saber com segurança que as qualidades do Bodhichitta são inseparáveis da realização da natureza ultima, ou Dzogchen. E que fora da realização do Bodhichitta não há Mahayana, tão pouco Vajrayana e desnecessário será falar de Dzogchen!

Tal como foi dito pelos Grandes Mestres do passado, ter Bodhichitta dentro da compreensão dos quatro incomensuráveis é ter todo o Budha Dharma na palma da mão!
Extracto de Ensinamento sobre o Bodhichitta, no Programa Nalanda, Curso para Estudos Superiores Budistas, do CET Pende Ling.




Pelicula  Little Buddha 1993  




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